sábado, 4 de dezembro de 2010

Cursos Técnicos Gratuitos Governo Bahia 2010-2011 Inscrições

Começaram (segunda-feira, 29) e prosseguem até o dia 10 de Dezembro, as inscrições para os cursos técnicos de nível médio na rede pública estadual. Serão ofertadas 7.982 vagas para os Centros Territoriais, Centros Estaduais e unidades que ofertam Educação Profissional na capital e interior, para o primeiro e segundo semestre de 2011. As inscrições serão feitas, exclusivamente, no Portal  http://www.educacao.estudantes.ba.gov.br.
Esta é mais uma etapa do Plano de Educação Profissional (EP) da Bahia, implantado em 2008 e que possibilitou o aumento de mais de 1.000% da oferta de vagas da EP no Estado. Em 2006, eram apenas 4.016 matrículas e atualmente (sem as matrículas novas) já são mais de 43.800 matriculados nos cursos técnicos de nível médio da rede pública estadual.
Os cursos são da modalidade articulação subsequente, ou seja, para quem já concluiu o ensino médio e quer voltar para as salas de aula para fazer um curso técnico de nível médio e obter qualificação e formação profissional. Podem se inscrever apenas pessoas que concluíram o ensino médio em escola pública até o ano de 2010.
Ao acessar a página de inscrição, o candidato deve informar o número do CPF e fazer apenas uma opção de curso, indicando qual o Centro Territorial, Estadual ou unidade que quer estudar. Também deve apontar o turno de sua preferência e optar entre o primeiro e o segundo semestres de 2011.
Há vagas para 10 eixos tecnológicos que contemplam cursos técnicos de nível médio como: Administração, Hospedagem, Rede de Comunicação, Alimentos, Eletroeletrônica, Contabilidade, Design, Manutenção Automotiva, Agroindústria, Segurança do Trabalho, Edificações, Logística e técnico em Enfermagem (ver relação completa na tabela abaixo).
Sorteio eletrônico - As vagas serão distribuídas por sorteio eletrônico, uma forma democrática de acesso à EP na Bahia por garantir igualdade de oportunidade para todos. O sorteio será realizado no dia 16 de dezembro, às 15h30, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), localizado na Rua das Muriçocas, s/n, Paralela, em Salvador. O sorteio será transmitido por videoconferência e acompanhado por órgãos controladores do Estado, como o Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação e professores. O sorteio será aberto para acompanhamento de estudantes, pais e mães.
Matrícula - A matrícula para os contemplados no sorteio eletrônico ocorrerá de 17 a 18 de janeiro de 2011. As pessoas contempladas deverão se dirigir aos centros territoriais, estaduais e unidades de Educação Profissional para os quais se inscreveram. No ato da matrícula, devem ser apresentadas cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, histórico escolar, carteira de identidade, comprovante de residência e duas fotos três por quatro. O início das aulas está previsto para 7 de fevereiro de 2011.
 

Cidades onde são oferecidas os Cursos Técnicos BA

- Salvador
- Ilhéus
- Gandu
- Alagoinhas
- Ribeira do Pombal
- Serrinha
- Capim Grosso
- Ipiaú
- Itororó
- Itaberaba
- Wagner
- Irecê
- Teixeira de Freitas
- Maragogipe
- Ibotirama
- Caculé
- Mucugê
- Andorinha
- Caetité
- Amargosa
- Campo Formoso
OFERTA VAGAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSONALInícioTérmino
Período de Inscrição29/novembro10/dezembro
Sorteio eletrônico16/dezembro16/dezembro
Matrícula24/janeiro25/janeiro
Início do 1º semestre de 201107/fevereiro-

Nenhum comentário:

Postar um comentário